Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Caculé, Bahia, Brazil
Quem sou eu? Eu sou um tantim! Um tantim de amor, alegria, de sonhos, desejos e metas... eu sou vida, sou vento, sou vitória, sou Vilma!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dificuldade na Aprendizagem da Matemática

.... Saber aprender é a condição básica para prosseguir
aperfeiçoando-se ao longo da vida. (PCNEM, 1999).
Nos últimos anos, vem-se constatando a necessidade de mudanças no ensino da matemática, tendo em vista às reprovações que acontecem nas escolas, a forma como esta disciplina vem sendo transmitida como se fosse algo acabado e tantos outros fatores, que fizeram com que se repensasse este ensino em favor de uma visão mais progressista: a de Educação Matemática.
Dentro dessa visão, a matemática é considerada uma ciência em constante construção, que se desenvolve enquanto é experimentada, no processo de investigação e resolução de problemas, deixando de lado a possibilidade de ser vista de forma estática, abrindo portas para a criação e para a emoção.
Na medida em que um aluno esteja empenhado em percorrer o caminho do conhecimento matemático, de forma intensa e prazerosa, é preciso que ele próprio reconheça que estudar matemática pode ser, além de necessário, uma atividade agradável e desafiadora, pois para a grande maioria desses alunos que estão na escola, a matemática ainda é motivo de grandes inquietudes, medos e tantas outras manifestações de desgosto ou desilusão.
Por isso, é de máxima importância que haja compromisso e interação entre o emocional, o social e o cultural para que os alunos aprendam realmente matemática.
No momento em que se diagnosticar a causa da deficiência do ensino-aprendizagem em matemática, a escola, como um todo, chegará mais perto dos avanços tecnológicos e científicos que estão anos-luz à frente da atual situação.
O filósofo grego Platão que viveu no século IV a.C. disse: “os números governam o mundo”. E a solidez desse governo depende de todos, pois se o professor tem o papel de fundamental importância como organizador, consultor e mediador no processo de construção de conhecimento, ele é só uma peça do quebra-cabeça. A estrutura do quadro escolar é composta a partir do ministério por secretarias estaduais e municipais, diretores, coordenadores pedagógicos, professores articuladores e professores. Enfim, infinitas peças que se deixaram desgastar ao longo do tempo através do favoritismo político que só dificultam o encaixe da cada uma delas.
O terceiro capítulo do livro A Nova LDB: Ranços e avanços o autor fala da não conversão do capitalismo, que “apenas passou da mais - valia absoluta para a relativa’.(Demo,1997) o que nos remete ao Egito antigo a origem da profissão docente, em que a missão do professor era realizada por prisioneiros com o objetivo de se livrarem da morte (Romanowske, 2003).
Hoje esse quadro não mudou muito. De um lado estão crescendo os avanços tecnológicos e do outro impera a desordenada divisão de bens e poder favoritista. À sombra desse favoritismo, um sistema educacional doente de tanto preconceito com medo de andar sobre as próprias pernas, e a exclusão social que violenta a dignidade do individuo quando ele não passa pelas barreiras discriminatórias ditadas por uma sociedade dominante até mesmo no próprio sistema escolar.

5 comentários:

Noticias de Jean Charles disse...

Eu sempre acreditei nos numeros
nas equações i lógicas q levam a razão
mais após uma vida d tais buscas,
eu pergunto:
oq verdadeiramente é logico ?
quem decide a razão ?
minha procura me levou
através do físico
....do metafísico....
.... do ilusório...
...i d volta.
eu fiz a descoberta + importante da minha carreira
a descoberta + importante da minha vida
é somente nas misteriosas equações do amor.
...q qualquer razão lógica pode ser encontrada
só estou aki essa noite por sua causa
vc é a razão d eu existir
vc é todas as minhas razões
obrigado...

Vilma Pereira disse...

Jean,
É uma honra para mim receber vc aqui.
Obrigada pela atenção carinhosa!

Prof. Paulo Sérgio disse...

Ola Vilma, gostei do seu texto e acho que irá gostar deste blog que trata de Matematica de uma maneira bem interessante.

Prof. Paulo Sérgio

Vilma Pereira disse...

Ah Prof Paulo Sérgio!!
Realmente eu gostei mesmo! Muito obrigada pela dica e pelo elogio!

Blog Claudio Roberto Paixão disse...

ola Vilma..!! estou aqui visitando seu blóg...!!! adorei seu texto...sobre as dificuldades da matematica..!!achei super interessante e um tema a ser aberto e discutido urgente para alivio de quase todos...rsrrs..!!! parabens pela sua iniciativa...beijos