Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Caculé, Bahia, Brazil
Quem sou eu? Eu sou um tantim! Um tantim de amor, alegria, de sonhos, desejos e metas... eu sou vida, sou vento, sou vitória, sou Vilma!

terça-feira, 13 de maio de 2008

As necessidades do Homem fazem a história da Matemática

No passado, o homem construiu os primeiros conhecimentos matemáticos a partir da necessidade de encontrar soluções para problemas do dia-a-dia, criando verdades sujeitas a transformações. Assim,é fundamental trabalhar a Matemática deforma dinâmica, procurando levar os alunos a também fazê-lo.
O conhecimento matemático tem um papel relevante no desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, tomar decisões, criticar e avaliar soluções, raciocinar segundo uma determinada ´lógica, criar e aperfeiçoar conhecimentos. Para desenvolver essas capacidades, é primordial o professor valorizar o conhecimento prévio dos alunos e proporcionar situações que favoreçam a ampliação desse conhecimento.
Na sociedade atual, a Matemática é cada vez mais solicitada para descrever, modelar e resolver problemas nas diversas áreas da atividade humana.
A Matemática está presente na vida de todo cidadão, por vezes de forma explicita e por vezes de forma sutil...
Eu sou apaixonada por Matemática, e garanto que poderia ficar aqui conversando com você por muito tempo ainda, mas vou sugerir a você que dê uma olhada num site muito conhecido, porém muito rico em informações para todas as idades e paixões; www.somatematica.com.br
Em um outro momento pretendo voltar a falar aqui um pouquinho mais sobre essa minha paixão(a Matemática), pois está vindo ai a Olimpíada Brasileira da Matemática.

Nenhum comentário: